Índice
Saiba como reduzir impostos pagos por médicos
Reduzir impostos pode se tornar uma realidade, e vamos te explicar como!
É possível dizer que os empresários podem ter diversas obrigações a serem cumpridas, uma delas envolvem os tributos recolhidos pelas autoridades fiscais, como a Receita Federal.
O pagamento desses impostos, se não organizado da forma correta, pode se tornar um empecilho na situação financeira da empresa, dessa maneira, se atentar sobre os meios de reduzir impostos para economizar é um passo importante para a gestão do negócio.
Com isso, separamos neste artigo informações concretas para redução de impostos pagos por médicos no Brasil, de forma legal. Confira!
Quais são as principais taxas pagas por médicos?
Os médicos no Brasil pagam uma variedade de impostos, incluindo impostos federais, estaduais e municipais. Alguns dos principais impostos pagos por médicos incluem:
-
Imposto de Renda (IRPF):
o Imposto de Renda é um imposto federal que incide sobre a renda e os ganhos de capital dos médicos. Os médicos devem declarar todos os seus rendimentos, incluindo salários, honorários, consultas e outros ganhos, e pagar impostos com base em sua faixa de renda;
-
Contribuição Previdenciária:
os médicos que trabalham como autônomos devem contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo sistema de seguridade social do Brasil. A contribuição previdenciária é calculada com base no rendimento mensal do médico, sendo usada para financiar a aposentadoria e outros benefícios previdenciários;
-
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços):
o ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, incluindo medicamentos e outros insumos médicos. Os médicos que vendem produtos, como suplementos alimentares ou outros medicamentos, estão sujeitos ao ICMS.
Além desses impostos, os profissionais da saúde também podem estar sujeitos a tributos como ISS, PIS, Cofins, entre outros. Os impostos podem variar conforme o regime tributário optado pelo médico.
Saiba mais sobre como reduzir impostos de seu negócio, acessando abaixo:
Como médicos podem reduzir impostos de forma legal?
Um dos meios mais eficientes para reduzir impostos de médicos de forma legal, é o planejamento tributário.
Esse planejamento consiste em analisar a situação fiscal da empresa e buscar alternativas legais para reduzir a carga tributária, por meio de escolhas estratégicas, como a utilização de benefícios fiscais, a escolha de regimes tributários mais vantajosos e a realização de operações que minimizem a incidência de impostos.
Com isso, é possível reduzir os valores pagos em tributos, aumentando a margem de lucro da empresa e possibilitando a destinação de recursos para outros investimentos.
Para entender melhor sobre como elaborar e colocar o planejamento tributário em ação, é recomendável ter ajuda de uma empresa especializada em contabilidade tributária, como a ACF Assessoria Contábil e Fiscal.
Com auxílio especializado, os profissionais de saúde podem transferir as responsabilidades fiscais e tributárias para a empresa, a fim de otimizar seu tempo e alcançar melhores resultados.
Entenda como nós podemos te ajudar, acessando ao link abaixo e entrando em contato com nossa equipe!
Atualizado em março de 2023.
OTIMIZE SEU TEMPO E SAIBA COMO REDUZIR IMPOSTOS EM SEU NEGÓCIO!